14 de novembro de 2010

Apelo de Coimbra: chamem a polícia, um comunista criticou Ana Gomes e Francisco Louçã !

Tinha-me passado mas ainda vou a tempo de vos contar que aqui, o blogger (que também é historiador) Rui Bebiano, depois uma longa e agressiva  prosa sobre o PCP, sobre o Avante! e sobre um suposto « ataque pessoal a Ana Gomes e a Francisco Louçã» contido numa crónica de Jorge Cordeiro no jornal do PCP (é favor ler a crónica aqui porque dou alvíssaras a quem lá descobrir qualquer «ataque pessoal» seja a quem for), alinhava esta sentença meio lamúria meio truque de vitimização : «Claro que o facto de eu não gostar de ler o Avante!, e de não recomendar a outros que o leiam, não significa que aquilo que escrevo neste blogue e que refira de algum modo o PCP não seja imediatamente objecto de escrutínio e, como não poderia deixar de ser pois essa é «a escola», de algumas campanhas difamatórias. O mesmo acontecerá eventualmente com este post. A verdade é que até posso escrever 324 que falem do tempo que tem feito na ilha de Páscoa, do campeonato de críquete no Paquistão, de um filme inédito com o Buster Keaton e dos chilreios dos passarinhos, mas se ao tricentésimo vigésimo quinto escrever a palavra PCP toca algures uma sirene de aviso e os bombeiros-incendiários de serviço descem pelo varão para se meterem no carro e saírem a alta velocidade pelas ruas mal iluminadas da blogosfera. Vida difícil a deles. Mas foram eles quem a escolheu.»

E, como ele escreveu isto,  cheio de medinho de passar por «bombeiro-incendiário», nem tenciono escrever sobre que treta de democracia seria esta em que os Bebianos escreveriam quantas vezes e como quisessem sobre o PCP, os comunistas e o Avante! mas já qualquer resposta de comunistas seria um pérfido «ataque» filho de uma doentia vigilância de uma qualquer «brigada». E é também tomado pela bebiana intimidação que não tenciono escrever que era só que faltava que, lá por causa do BE e do PS poderem ser, num tempo futuro, aliados do PCP, os dirigentes comunistas ficassem impedidos de criticar Ana Gomes ou Francisco Louçã que nunca na vida deixaram de fazer o mesmo ao PCP sempre que lhes deu na real ganha. E, finalmente, é ainda por receio das palmatoadas blogosféricas do Bebiano, que não tenciono escrever- nem pensar, porra! - que de toda a prosa do blogger coimbrão o que mais tresanda é uma triste e indigna miséria de cultura democrática.
E, como não escrevi nada disto, espero que o Bebiano desta vez fique pelo menos com um mediano contentamento. Passar bem, senhor Professor.