6 de dezembro de 2010

Vem aí a 9ª ? Porra, ainda se fosse a bela Sinfonia de Beethoven !!!

Eu compreendo perfeitamente que nenhum  partido se possa opôr, moderada ou frontalmente,à constituição de uma nova  comissão paralamentar de inquérito a Camarate. Na verdade, apesar de tratar do  9º (nono!) episódio de um cansativo, maçador, absurdo e insuportável  folhetim, talvez ainda haja o risco de funcionar a acusação de que quem  não quiser uma nova comissão de inquérito é porque não quer apurar  «a verdade».

Mas como um cidadão comum  felizmente não está sujeito aos condicionalismos que pesam sobre os partidos, eu por mim quero declarar  para a acta da blogosfera que estou farto até mais não de tanta hipocrísia, de tanto fingimento e de tanta instrumentalização política rasteira.

Desde logo porque estas comissões de inquérito a Camarate sempre representaram 
a  grave excepcionalidade de se debruçarem sobre matéria  exclusivamente do foro criminal e     que, mal ou bem,   teve o seu curso e desfecho na    justiça,representando aquilo que em termos de inquéritos parlamentares mais se aproximou de uma espécie de justiça paralela, sem entretanto  ter de obedecer às respectivas regras processuais.

E, depois, porque se há coisa que dá voltas ao estomâgo de um cidadão dotado de um mínimo de bom senso e rectidão de espírito é assistir, durante décadas, ao mais   longo       voo       de abutres políticos por cima do cadáver de uma personalidade política.                                                                                                                                                                

Quase no fim, aproveito para esclarecer que, de acordo com a pesquisa que fiz, não é verdade  aquilo que agora quase todos os dias se repete de que  as conclusões da 8ª    Comissão  foram unânimes, pois o PCP nunca votou favoávelmente o ponto respeitante à conclusão sobre a existência de um atentado.
Não, não sei nem faço ideia se Camarate foi acidente ou atentado.

Mas sei que tudo isto é triste e que tudo isto é fado.