6 de fevereiro de 2011

O inefável "Sol" do inesquecível arq. Saraiva pergunta e eu respondo de pronto


Será farsa ou realidade ?

Mas, meus queridos amigos, é
as duas coisas:
uma realidade que se tornou
numa farsa conveniente,
coisa aliás fequente
na vida política portuguesa.
E muito conveniente para o PS
e o PSD sobretudo porque pôs uma
data de imberbes da blogosfera
a suspirarem por círculos uninominais
e a desejarem muito essa patranha
da «aproximação dos deputados
aos eleitores».
Eles ainda não perceberam, ou então
até perceberam de mais, que ataques
à proporcionalidade significa que
alguns partidos passam a ter
mais deputados à custa dos votos
que foram recebidos por outros
partidos e que foram deitados
para o lixo.
E também ainda não perceberam
que, no meu círculo uninominal,
se aí ganhasse um deputado em
que eu não votei, eu não queria
nenhuma intimidade ou
proximidade com ele.
Queria era distância e
a maior possível.