22 de dezembro de 2010

Ó Bava, e que tal se fosses dar uma voltinha à Praça de Cibeles ?


No Diário de Notícias de hoje, mais exactamente aqui, pode ler-se o seguinte :  «O presidente da PT afirmou hoje que os dividendos a distribuir este ano pelos accionistas resultam de uma "operação extraordinária" que foi a venda da Vivo, não representando uma distribuição de lucros normal."É um dividendo extraordinário, nós tivemos uma operação extraordinária. Não estamos a distribuir dividendos ordinários", disse o presidente executivo da PT, Zeinal Bava, em declarações aos jornalistas à margem de uma cerimónia sobre solidariedade social.»

Eu juro que não tenho nada nem contra a Espanha nem contra os espanhóis (até já aqui vos falei da minha namorada Carmen, essa deslumbrante catalã do meu coração) mas francamente o Zeinal Bava bem podia ir dar uma voltinha à Praça de Cibeles em vez de nos contar histórias da carochinha.

Na verdade, não está na cara que o negócio da Vivo faz parte das actividades e negócios da PT em 2010 e, assim sendo, tem de entrar forçosamente no Relatório e Contas desta empresa que há-de vir a ter a data de 31 de Dezembro de 2010 ?

E já agora, por mais «extraordinária» que tenha sido a «operação» e mais «extraordinários» que tenham sido os dividendos relativos à venda da Vivo, acaso haveria lugar à sua distribuição se o resto da PT apresentasse em 2010 calamitosos resultados financeiros ou estivesse por absurdo à beira da falência ?.

Pelos vistos, Zeinal Bava não sabe o que é a «especialização de exercícios». Mas, suprema ironia e símbolo das coisas kafkianas que acontecem com a Entidade de Fiscalização das Contas dos Partidos, já o PCP é chateado por esta entidade por não ter incluido nas contas de 2007, que já estavam entregues, o valor de quotas dos militantes recebidas com natural atraso em anos posteriores, sem que essa entidade ou o Tribunal Constitucional se dêem ao luxo de explicar caridosamente como se deveria então ter feito.