26 de novembro de 2010

Não, naquela zona (duas Coreias), não ponho as mãos no fogo por ninguém, mas lembrei-me do "USS Maddox Incident". Sabem o que foi ?

Eu juro que não faço a mínima ideia se foram os norte-coreanos ou os sul-coreanos e os americanos (naquela altura em inocentes manobras navais na fronteira marítima com a Coreia do Norte) quem disparou primeiro na recente confrontação de artilharia registada entre os dois países.

Mas impressionou-me e achei extraordinário que, imediatamente, em Porugal e à escala universal, quase toda a gente desse por certo que tinha sido a Coreia do Norte.

E, então, lembrei-me de ter lido nalgum lado que, em Agosto de 1964, os EUA anunciaram ao mundo que o seu torpedeiro "USS Maddox" tinha sido atingido por torpedos lançados por navios do Vietname do Norte e que toda a imprensa americana e quase mundial deram de barato que assim era, que tinham sido os norte-vietnamitas a atacar a embarcação americana. O que deu muito jeito, porque Lyndon Johnson fez logo aprovar pelo Congresso uma poderosa intensificação do envolvimento militar dos EUA no Vietname.

O caso ficou conhecido como o "USS Maddox Incident" ou «Gulf of Tonkin Incident" (ler aqui). Anos mais tarde, investigações independentes e documentos divulgados pelo National Security Archive demonstraram sem margem para dúvidas que se tratou de uma montagem norte-americana de um  pretexto para aumentar a sua participação na guerra do Vietname.

Atenção: eu não juro por nada. Só aviso que, às vezes, demora a saber-se a verdade.