9 de maio de 2012

Se lá nevasse, fazia-se lá ski



Definitivamente há coisas que não devem ser toleradas nem deixar passar em claro. É o caso de umas passagens na crónica de Rui Tavares hoje no Público sobre a Grécia. O autor dá nota que o Syrisa (52 deputados) já conseguiu o apoio da Esquerda Democrática 19 deputados) e «até garantiu pontos de entendimento com com os Gregos Independentes (anti-troika do centro-direita)» que têm 33 deputados.


A seguir escreve, mas logo a seguir se vai esquecer, que «Claro, Tsipras teria também de ter o apoio do PASOK (pró-troika, de centro esquerda» com 41 deputados.

Conhecendo-se o histórico da coisa grega, seria suposto que Rui Tavares nos viesse dizer que aqui é que está o busílis ou a quadratura grega do círculo.

Mas não, Rui Tavares prefere lembrar que o Partido Comunista Grego (26 deputados) já recusou qualquer aliança como Syrisa, concluindo espantosamente (tenha-se em conta o que escrevi sobre o PASOK) que «é assim o KKE atirará de novo o seu país para os braços da troika, de Merkel e da austeridade mais cruel».

Ora, é legítimo que se tenha dúvidas, se discorde ou concorde com a atitude e orientação do KKE mas isso é uma coisa e outra muito diferente é atribuir-lhe responsabilidades que, mesmo no quadro do pensamento e dos factos expostos por Rui Tavares, só se pode basear num raciocínio feito a contar com o ovo no cú de um galo, ou seja, o apoio do PASOK a uma solução governativa dirigida pelo Syrisa.